domingo, 6 de maio de 2012

Dulce Magalhães, representante da UNIPAZ Brasil, recebe Medalha da Paz em Luxemburgo, durante o Forum Mundial da Paz – Schengen – Luxemburgo


Entre os destaques deste domingo no Forum Mundial da Paz, Luxemburgo, foi apresentada a recém criada Medalha Mandela, com design da artista francesa Sophie Rehn ìnspirado no ícone da paz Nelson Mandela. A medalha  será outorgada, a cada dois anos, a personalidades de todos os cantos do mundo que se destacam por seu trabalho em favor da cultura de paz. E neste primeiro ano foram agraciados Boualem Sansal ( Argélia), Rosemarie Gnausch (Alemanha), Marie-Paule e Luc Henzig (Luxemburgo) e...a brasileira Dulce Magalhães, representante da Rede Unipaz e do III Festpaz.


Política e Paz foi o tema do Forum Mundial da Paz neste domingo em que a Chama da Paz do III Festival Mundial da Paz foi acesa em Buenos Aires (América do Sul) e em Schengen (Europa) com a participação de delegados da paz de mais de 40 países de todos os continentes.
Ali no Forum as discussões giraram em torno de se formalizar o  pedido para criação de  Ministérios de Paz em todas as naações, a exemplo do já existente na Alemanha. Neste país, o ministério de governo voltado para assuntos de paz tem a responsabilidade de proteção ambiental.

 Também a conferência oficial do dia esteve a cargo da representante brasileira do III Festpaz, Dulce Magalhães, que abordou políticas públicas e paz e após as discussões o presidente do Fórum, o alemão Dominicus Rohde declarou a decisão dos representantes das nações presentes: “apoiar os governos na luta pela paz”.

III Festpaz no Fórum Mundial da Paz - Schengen, maio de 2012

Dulce Magalhães, a segunda agachada à direita

III Festpaz no Fórum Mundial da Paz

Schengen, maio de 2012


O primeiro dia do Forum Mundial da Paz que acontece em Schengen, Luxemburgo, foi dedicado à Conferência da Mulher com o tema "Mulher, de estabilidade e de paz", com oradoras da Romenia, Índia, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Palestina.
A representante das Nações Unidos conduziu a construção de uma mandala com bandeiras de todas as nações presentes no evento. Dulce Magalhães, representante da Unipaz Brasil e do III Festival Mundial da Paz esteve presente.
A conclusão da Conferência das Mulheres foi que as mulheres devem ser empoderadas para manter, instalar e assegurar a paz