sexta-feira, 6 de julho de 2012

ABRAÇANDO A ANCESTRALIDADE – III FESTIVAL MUNDIAL DA PAZ


Entre os dias 6 e 9 de setembro, o Parque do Ibirapuera em São Paulo será o epicentro das atividades de educação e cultura de paz propostas pelo III Festival Mundial da Paz.
Na caminhada de construção do III Festival Mundial da Paz, honrando as ecologias individual, social e ambiental, voluntários das diversas redes de cultura de paz liderados pela Rede Unipaz vão  homenagear a árvore mais antiga do Estado de São Paulo dando nela um grande abraço.
Trata-se do jequitibá rosa que sobrevive no Parque Estadual do Vassununga, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, a 240 quilômetros da capital paulista.
Para cumprir esta tarefa é necessário pelo menos 12 voluntários. E o passeio, com direito a piquenique, será na quarta-feira, dia 11 de julho, saindo da sede da Unipaz SP (rua  Pedro Morganti, 76), às 7h00.
Além de abraçar este majestoso Jequitibá Rosa, que nasceu há mais de 3.000 anos, faremos uma cerimônia singela de acendimento da Chama da Paz.

UMA ÁRVORE DE TRÊS MIL  ANOS
O Jequitibá-rosa do Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, no Brasil é uma árvoreque  pode ser considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos do mundo, com idade estimada em 3 050 anos.
Curiosidade: neste terreno, um dos mais férteis do planeta, planta-se cana-de-açúcar e esta árvore apenas não foi cortada antes de ser criado o parque por ter sido muito difícil se arranjar um instrumento para se conseguir derrubá-la.

Sobre o Jequetibá Rosa
Altura: Aproximadamente 40 Metros.
  Circunferência: 11.30 Metros.
     Diâmetro: 3.60 Metros.

Idade: Aproximadamente 3.050 anos.

Sobre o Vassununga…

O Parque Estadual Vassununga localiza-se no município de Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, Brasil.

Possui uma área total de 2.071 hectares. Os decretos estaduais 52.546, de 26 de outubro de 1970, e 52.720, de 12 de março de 1971 criaram o parque.

Abriga um grande número de espécies de mamíferos e aves de ambos ecossistemas, como papagaio-verdadeiro, juriti-vermelho, pica-pau, bem-te-vi, onça parda, lobo-guará, cotias, pacas, macaco-prego, capivaras, e outros.

Para saber mais sobre o III Festpaz e ser voluntário:




Lucila Camargo – 11 9103-1929

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ENCONTRO DE FOCALIZADORES DO III FESTPAZ

ENCONTRO DE FOCALIZADORES DO III FESTPAZ NESTE DOMINGO, DIA 1º DE JULHO, NA SEDE DA UNIPAZ SÃO PAULO. A PARTIR DAS 14H30. VENHA E COMPARTILHE!

No dia 1º de julho, domingo próximo, vamos receber, aqui na UNIPAZ, a Lorena, focalizadora guardiã da Unipaz Floripa, coordenadora do CIT Floripa e facilitadora de seminários da Teia da Unipaz. Atendendo a um convite da Unipaz São Paulo, ela vai compartilhar com os focalizadores da FHB e do FESTPAZ sua experiência com Plano Espiritual que é um dos planos em que atuamos no papel de focalizador.
RELEMBRANDO: FOCALIZADOR É AQUELE QUE
 - Mantém o foco do grupo;
 - Mantém a Chama Acesa;
 - Faz conexões com as energias mais sutis;
 - Sente o ambiente e cria um campo flexível, leve e limpo.
 Venham compartilhar dessa experiência que enriquece e fortalece o trabalho na focalização de nossas atividades, seja ela, FHB ou Festival.

Esperamos vocês. Por favor, confirme sua presença pelo tel. 11  5083-4278
Encontro De Focalizadores
 Dia: 1º de julho de 2012
 Horário: 14:30 às 19:00 horas
 Local: UNIPAZ São Paulo
 Endereço: Rua Pedro Morganti, 76 - São Paulo

A Lorena pede que cada participante traga algo pessoal ligado ao seu papel de focalizador de FHB ou ligado ao Festival (para as pessoas do Festival). Sugere que as mulheres venham de saia ou vestido, pois a roda da saia feminina movimenta a energia.
 O lanche será compartilhado, portanto, tragam uma fruta, um suco, um pãozinho ou bolo para um lanche bem alegre.
Esperamos vocês com um café e um chá.
 Abraços,
Nelma
 Coordenadora Geral do III Festpaz

domingo, 24 de junho de 2012

CHAMA DA PAZ NA RIO+20

 
Com focalização dos terapeutas do CIT - Colégio Internacional dos Terapeutas, Marcos Arruda e Regina Fitippaldi, a atividade Ciranda da Paz levou à Cupula dos Povos, durante a Rio+20, a Chama da Paz do III Festival Mundial da Paz - evento que acontecerá no mundo todo a partir do Parque Ibirapuera, entre os dias 6 e 9 de setembro próximo.
Eis o relato da terapeuta Regina Fittipaldi.
 
Pessoas queridas,

Chegando da Rio+20, escrevo para partilhar com vocês as atividades que trouxeram nossa Unipaz e CIT na atividade que batizamos de "Ciranda da Paz", na Cúpula dos Povos:

A Ciranda da Paz aconteceu nas areias do Aterro, quando pessoas de diferentes lugares do Brasil e países se deram as mãos e dançaram numa grande roda para celebrar a paz entre os povos, a paz com a natureza, a paz consigo mesmo. Nessa Ciranda foram evocadas virtudes e qualidades essencialmente humanas com a intenção de sensibilizar e nutrir espiritualmente também os representantes das nações que decidiam no Rio Centro os rumos da política mundial para o Desenvolvimento Sustentável.

Trago a alegria da presença da Unipaz Rio, com Veronica e Márcia que trouxeram sua energia amorosa (Glorinha estava com uma virose), Fernanda veio com sua luz pernambucana, Minas com Zé Luís e nossa querida irmã Ana Maria, Fátima Lima Verde trouxe as brisas dos verdes mares do Ceará, o Padre Marcelo Barros com sua presença forte e linda , nosso parceiro e articulador de redes Marcos Arruda, e mais um tanto de gente querida.

Na oportunidade, nessa singela e significativa celebração, entre cantos, danças e reflexões, trouxemos a Chama da Paz e o Festival Mundial da Paz, quando todos vibraram emocionados (esse era o sensível clima...) o Mantra da Chama da Paz.

Também cantamos nosso canto "A Paz em você", evocando a nossa Rede de conspiradores pela e para a paz.

Foi um momento muito tocante e belo, na força e no significado de trazer dentro da Cúpula o desejo de que a harmonia e a paz possam nos inspirar para os próximos e desafiadores tempos.

Desejo partilhar ainda que, ao acendermos todas as velas e as colocarmos no centro de nossa mandala humana, sentí um convite íntimo e visualizei, no coração da chama, cada um de vocês, irmãos de sonhos, caminhadas e realizações por um mundo de amor.

No mais, trazendo uma intensa sensação de compromisso de solidariedade e ternura, desejo que saibam que, após uma semana de escuta e interações, cresce em meu ser o quanto a cultura de paz é um bem a ser consolidado em nossa Mãe Terra.

Com amor, Regina

domingo, 6 de maio de 2012

Dulce Magalhães, representante da UNIPAZ Brasil, recebe Medalha da Paz em Luxemburgo, durante o Forum Mundial da Paz – Schengen – Luxemburgo


Entre os destaques deste domingo no Forum Mundial da Paz, Luxemburgo, foi apresentada a recém criada Medalha Mandela, com design da artista francesa Sophie Rehn ìnspirado no ícone da paz Nelson Mandela. A medalha  será outorgada, a cada dois anos, a personalidades de todos os cantos do mundo que se destacam por seu trabalho em favor da cultura de paz. E neste primeiro ano foram agraciados Boualem Sansal ( Argélia), Rosemarie Gnausch (Alemanha), Marie-Paule e Luc Henzig (Luxemburgo) e...a brasileira Dulce Magalhães, representante da Rede Unipaz e do III Festpaz.


Política e Paz foi o tema do Forum Mundial da Paz neste domingo em que a Chama da Paz do III Festival Mundial da Paz foi acesa em Buenos Aires (América do Sul) e em Schengen (Europa) com a participação de delegados da paz de mais de 40 países de todos os continentes.
Ali no Forum as discussões giraram em torno de se formalizar o  pedido para criação de  Ministérios de Paz em todas as naações, a exemplo do já existente na Alemanha. Neste país, o ministério de governo voltado para assuntos de paz tem a responsabilidade de proteção ambiental.

 Também a conferência oficial do dia esteve a cargo da representante brasileira do III Festpaz, Dulce Magalhães, que abordou políticas públicas e paz e após as discussões o presidente do Fórum, o alemão Dominicus Rohde declarou a decisão dos representantes das nações presentes: “apoiar os governos na luta pela paz”.

III Festpaz no Fórum Mundial da Paz - Schengen, maio de 2012

Dulce Magalhães, a segunda agachada à direita

III Festpaz no Fórum Mundial da Paz

Schengen, maio de 2012


O primeiro dia do Forum Mundial da Paz que acontece em Schengen, Luxemburgo, foi dedicado à Conferência da Mulher com o tema "Mulher, de estabilidade e de paz", com oradoras da Romenia, Índia, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Palestina.
A representante das Nações Unidos conduziu a construção de uma mandala com bandeiras de todas as nações presentes no evento. Dulce Magalhães, representante da Unipaz Brasil e do III Festival Mundial da Paz esteve presente.
A conclusão da Conferência das Mulheres foi que as mulheres devem ser empoderadas para manter, instalar e assegurar a paz

terça-feira, 27 de março de 2012

CUIDAR DA NATUREZA É CUIDAR DA PAZ

Saquinho de jornal
Onde você põe o seu lixo?
 
A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" de sacolinhas plásticas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas  “Sacos de lixo Biodegradáveis” que são feitos com materiais orgânicos e de fibras vegetais levam bem menos tempo para se degradarem no solo assim causando menos impacto na Natureza.
Além disso será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?
Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc.), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A idéia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. 


Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.  
 

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
 

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
 

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
 

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.


Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
 

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!
 

Que tal?
 

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Cerimônia acende Chama de lançamento do III Festpaz

 Embaixador da Paz Prem Rawat, em conferência na cidade de São Paulo, acenderá a Chama simbólica de lançamento da terceira edição do Festival da Paz que acontecerá em setembro no mundo todo

No dia 11 de abril, em evento gratuito, o líder da paz Prem Rawat, da Fundação Palavras de Paz, estará em São Paulo, no Teatro Bradesco para falar de paz e acender a Chama simbólica de conexão entre todos os municípios, estados e países que participarão do III Festival Mundial da Paz deste ano.

Com o slogan “Manifeste sua Paz”, esta Chama prevê caminhadas populares em direção à Praça da Paz, no Ibirapuera, em São Paulo, aonde chegará no dia 6 de setembro próximo para abrir, oficialmente, a terceira edição do Festival que é promovido pela Rede Unipaz.

De passagem pelo Brasil em sua turnê de conferências sobre cultura de paz, o líder indiano e cidadão do mundo abriu espaço para a cerimônia da Chama da Paz. Ele recebeu o título de Embaixador da Paz em 2006, em Florianópolis, por ocasião do I Festival Mundial da Paz. Como líder da paz há quatro décadas tem viajado pelo mundo inspirando milhões de pessoas a encontrar a paz interior. Segundo Rawat, “Não é o mundo que precisa de paz, são as pessoas. Quando as pessoas no mundo alcançarem a paz interior, o mundo estará em paz. A paz que procuramos está dentro de nós. Está no coração, à espera de ser sentida, e eu posso ajudá-los a entrar em contato com ela”.
A cerimônia que acenderá a Chama da Paz contará com a participação de mais duas lideranças brasileiras: Nelma da Silva Sá, coordenadora geral do III Festival Mundial da Paz e também Embaixadora da Paz pela Federação para a Paz Universal (UPF) e Dulce Magalhães, embaixadora da Paz pelo Programa Mil Milênios de Paz no Senado Argentino, integra o comitê de 80 lideranças da paz coordenado pelo ex-presidente americano Bill Clinton para elaboração de um programa global de cultura de paz.

Quando: quarta-feira, 11 de abril às 20h (portas abrem às 18h45).
Local: Teatro Bradesco no Shopping Bourbon, Rua Turiassu, 2.100.

Os convites para participar da palestra e da cerimônia de lançamento do III Festival da Paz são gratuitos e podem ser solicitados pelo site
www.wopg.com/bem-vindos ou pelo telefone 03001003330

DULCE MAGALHÃES APRESENTA O III FESTPAZ

http://www.youtube.com/watch?v=Pio1nhi9dVY

O QUE É O FESTIVAL MUNDIAL DA PAZ

É um evento que proporciona a experiência prática da Cultura de Paz por meio da cooperação,
participação e integração de diversas redes ao redor do mundo.
É também um instrumento de conexão entre os diferentes agentes da Cultura de Paz no mundo para a integração do movimento, seu fortalecimento e maior difusão de forma a alcançar mais pessoas e transformar mais rapidamente a cultura do conflito em cultura de paz.

Seus Princípios

• Inclusividade
• Inteireza
• Plenitude 

Seus Valores

• Respeitar os princípios estabelecidos
• Garantir a fidelidade ao tema
• Ter a unidade como norteador 
• Trabalhar em cooperação
• Usar o mínimo de recursos do planeta 
• Abrir-se para a trans-comunicação e a espiritualidade
• Confiar no processo e seguir o fluxo 
• Aceitar apenas doações de pessoas físicas e/ou investimentos de entidades coletivas ou instituições que não tenham como objetivo usar esses investimentos para autopromoção e/ou exigir uma contrapartida no âmbito comercial.